segunda-feira, 20 de julho de 2009
A entintagem e a edição
Com o rolo, ou com uma “poupée” (pequena bola de pano), recobrimos toda a chapa duma camada de tinta.
As tintas que usamos são a óleo com pigmentos naturais, essencialmente pretas e sépias.
Haverá três limpezas com tarlatana (tipo de gaze grossa).Depois, será efetuada , diretamente com a palma da mão,uma ultima limpeza, para dar sutileza aos brancos.
Em seguida, a placa entintada é colocada na mesa da prensa, recoberta pelo papel de algodão umedecido e o feltro.
Roda se então a prensa ate que papel e matriz passam por entre os rolos.
A tinta logo é transferida para o papel; resta secar a prova, numerar e assinar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Tive o prazer de conhecer Patrick Allien durante uma visita a Paraty no último dia 17 de julho. Fiquei maravilhado com sua arte e com a técnica da heliogravura. Aliás, Patrick é muito mais que um artista é um verdadeiro 'guerreiro' na luta para preservar técnicas e fazeres que já prduram por quase dois séculos. Parabéns.
Postar um comentário